Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em ADI, Gilmar pede a governo que preste informações sobre saque do FGTS

    Em ADI, Gilmar pede a governo que preste informações sobre saque do FGTS

    Publicado por Diego Carvalho
    há 4 anos

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, deu um prazo de 72 horas para que o governo se manifeste sobre uma ação direta de inconstitucionalidade apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

    A ADI pleiteia a liberação imediata do FGTS dos trabalhadores e o aumento de limite para saque em razão do avanço da Covid-19 no Brasil.

    Na decisão, o ministro salienta que determina "em caráter extraordinário e no prazo comum de 72 horas a contar da intimação, inclusive via fax, se necessário, a oitiva do Presidente da República e do Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, para que prestem informações, especialmente no que se refere à sustentabilidade do Fundo [FGTS] em face dos termos do pedido de medida cautelar formulado na petição inicial".

    O PSB entrou com ação no último dia 7 de abril. No texto assinado pelos advogados Rafael Carneiro, Alonso Reis Siqueira Freire, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch e Carlos Eduardo Frazão, o partido argumenta que a legislação brasileira não estabelece quais seriam os requisitos para o saque do FGTS na hipótese de vigência de estado de calamidade pública decretada pelo Governo Federal.

    “O reconhecimento formal de calamidade consubstancia fato gerador do direito subjetivo ao levantamento do FGTS, a teor do art. 20, XVI, da Lei nº 8.036/90, sendo desnecessária, bem por isso, a expedição de quaisquer outros atos normativos pelo Executivo ou de seus órgãos", diz trecho da inicial apresentado ao STF.

    Clique aqui para ler a inicialADI 6379

    • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
    • Publicações2625
    • Seguidores377
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações224
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-adi-gilmar-pede-a-governo-que-preste-informacoes-sobre-saque-do-fgts/831996063

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)