Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Segunda Câmara Cível mantém anulação de sentença arbitral

Sentença que obrigava casal a desocupar imóvel havia sido anulada em agosto, mas empresa recorreu da decisão

Publicado por Diego Carvalho
há 4 anos

A Primeira Turma da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) manteve a anulação de uma sentença arbitral que obrigava um casal a desocupar imóvel vendido pela Bela Goiânia Empreendimentos Imobiliários. A sentença já havia sido anulada em agosto deste ano, mas a empresa recorreu da decisão. No entanto, prevaleceu o argumento da defesa dos consumidores, representados por Rogério Rodrigues, de que os vícios processuais seriam suficientes para anular a decisão.

“Além da ausência de citação válida para a audiência, houve falha na comunicação, e o casal não foi intimado para o ato”, explica o advogado. Outro problema apontado pela defesa foi que o mensageiro arbitral era um colaborador de empresa privada, cargo que não dispõe de fé pública em suas declarações, ao contrário dos oficiais de Justiça.

Anulação

Em agosto, os argumentos da defesa foram considerados pelo juiz Rodrigo de Silveira, da 24ª Vara Cível e Arbitragem de Goiânia, que decidiu pela nulidade da sentença arbitral, condenando a Bela Empreendimentos Imobiliários a pagar as custas processuais e os honorários advocatícios, correspondentes a 10% sobre o valor da causa.

A empresa, então, recorreu da decisão. No entanto, o desembargador Leobino Valente Chaves, relator do caso na Primeira Turma da Segunda Câmara Cível do TJ-GO, votou favorável à manutenção da anulação, e foi acompanhado pelos demais colegas. Além disso, foi decidido o aumento dos honorários de sucumbência, que anteriormente eram de 10% do valor da causa, para 12%, a serem arcados pela Bela Empreendimentos Imobiliários.

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
  • Publicações2625
  • Seguidores377
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segunda-camara-civel-mantem-anulacao-de-sentenca-arbitral/795080542

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)