Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa não deverá pagar multa por rescindir contrato de trabalho temporário

    A Decisão é da 1ª turma do TST ao destacar que natureza do contrato temporário é diferente de contrato por prazo determinado

    Publicado por Diego Carvalho
    há 5 anos

    Empresa que dispensou funcionário antes do término de contrato de trabalho temporário não pagará indenização. Decisão é da 1ª turma do TST ao entender que a indenização prevista na CLT em casos de quebra de contrato indeterminado é incompatível com a modalidade de contrato de trabalho temporário.

    O trabalhador foi admitido em 2017, por meio de contrato temporário com duração de 180 dias. O objetivo da empresa era atender demanda complementar de serviços. No entanto 83 antes do prazo previsto, ele foi dispensado.

    Diante da quebra de contrato, o empregado ajuizou ação para pleitear multa conforme o artigo 479 da CLT, que estabelece que a rescisão antecipada sem justa causa obriga o empregador ao pagamento de metade da remuneração a que o empregado teria direito até o término do contrato.

    O juízo de 1º grau julgou improcedente a ação, no entanto, o TRT da 9ª região deferiu a indenização.

    Trabalho temporário

    Ao apreciar o recurso, o ministro do TST Luiz José Dezena da Silva, relator, explicou que a indenização prevista no artigo 479 da CLT é incompatível com o contrato de trabalho temporário disciplinado pela lei 6.019/74.

    O trabalho temporário, conforme explicou o relator, é uma forma atípica de trabalho, prevista em lei especial, e, por esse motivo, não é regido pela CLT, como o contrato por prazo determinado. As duas modalidades diferem em relação à natureza, ao prazo, às condições e às hipóteses para a sua configuração.

    O ministro ressaltou que a questão já foi analisada em outras ocasiões pela Corte, que se posicionou pela incompatibilidade da indenização prevista no art. 479 da CLT com o contrato de trabalho temporário disciplinado pela lei 6.019/74, sendo a última uma “norma especial que regula expressamente os direitos do trabalhador submetido a essa modalidade de contrato, dentre os quais, contudo, não se inclui a indenização vindicada”.

    Com esse entendimento, o colegiado, por unanimidade, decidiu afastar a condenação da empresa pela rescisão de contrato de trabalho temporário.

    Processo: RR-1709-85.2017.5.09.0006

    • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
    • Publicações2625
    • Seguidores377
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações448
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-nao-devera-pagar-multa-por-rescindir-contrato-de-trabalho-temporario/771294675

    Informações relacionadas

    Josiane Coelho Duarte Gearola, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Rescisão do contrato de emprego com cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 6 anos

    Rescisão de contrato temporário não gera indenização prevista para contrato por tempo determinado

    Trabalhei como temporário, tenho direito a indenização de 40% do FGTS?

    Claudia Regina Salomão, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    Rescisão do contrato por prazo determinado

    Andressa Garcia, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Polêmica: prazos e multas nos contratos de trabalho temporário

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Bom dia trabalhei em uma fabrica de rolinhos de chocolate e era mais de 30graus e nao tinha ventilacao nao ganhava ensalobridade continuar lendo