Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Mulher permanecerá com guarda de buldogue por postura violenta de ex

Mulher permanecerá com guarda de buldogue por postura violenta de ex

Publicado por Diego Carvalho
há 5 anos

Mulher permanecer com guarda de buldogue por postura violenta de ex

A 2ª turma da 6ª câmara Cível do TJ/GO manteve liminar para garantir a uma enfermeira a guarda da cachorra Jade, da raça buldogue francês, além de deferir tutela de urgência para determinar permanência integral da cachorra junto à autora. Colegiado considerou posturas violentas da ex-companheira, e que a autora tem melhores condições para os cuidados necessários com o animal.

As duas mulheres residiam na mesma casa, constituindo união estável, quando adquiriram duas cadelas, uma da raça rottweleir de nome Luma, e a outra, a buldogue francês, Jade. Depois de quase seis anos de convivência, o casal se separou. Uma delas, a zootecnista, decidiu sair de casa levando consigo a Luma. A outra, enfermeira, permaneceu no imóvel e ficou com Jade.

Ao ingressar com a ação, a autora alegou que sua ex-companheira doou Luma sem seu consentimento, e que apresenta posturas destemperadas e violentas, destacando que, embora tenha medida protetiva que a afaste, nada impede que ela relegue a outra pessoa a busca do animal de estimação.

Em outubro de 2018, o relator, desembargador Fausto Moreira Diniz, concedeu liminar para permitir que a autora fique com Jade. Agora, em análise de agravo de instrumento, manteve a liminar, além de deferir tutela de urgência para determinar permanência integral da cachorra junto à autora.

Ele afirmou que "a permanência da cadela Jade, adquirida na constância da união estável, junto à autora, parece-me o mais adequado não só em razão das posturas aparentemente violentas da ex-companheira demandada, mas também reside no fato dela já ter se desfeito de outro animal que pertencera ao casal".

Ressignificação

Em seu voto, o magistrado destacou que é cada vez mais recorrente a questão da afetividade em relação ao animal, e que "se antes o ser humano responsável pelo animal era denominado exclusivamente como o proprietário, atualmente já recebe comumente a designação de tutor, guardião e até pai ou mãe". "Nessa toada, os animais de companhia têm adquirido valor subjetivo único e peculiar, aflorando sentimentos bastante íntimos em seus donos, totalmente diversos de qualquer outro tipo de propriedade privada."

"A ressignificação contemporânea do apreço dos animais de estimação dentro do núcleo familiar e a singularidade do afeto estabelecido transportam do Direito das Coisas para o de Família a discussão judicial acerca de suas custódias."

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
  • Publicações2625
  • Seguidores377
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações277
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulher-permanecera-com-guarda-de-buldogue-por-postura-violenta-de-ex/699369991

Informações relacionadas

Direitos dos Animais: uma análise da evolução contemporânea sobre o tema

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

PL 27/2018: um avanço pela metade na proteção aos animais

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Me compra um BODE!! continuar lendo

Decisão linda!!!!
Digna dos meus restritos e quase nunca expostos: aplausos! continuar lendo

Perfeito... Só quem tem sabe o valor de um animal... São como filhos. continuar lendo

Verdadeiro circo... dos horrores continuar lendo