Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Doadores de medula terão assegurados o direito à isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos

Doadores de medula e pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa terão assegurados o direito à isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos.

Publicado por Diego Carvalho
há 6 anos

A lei nº. 13.656 de 13 de abril de 2018 determina que os doadores de medula e pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa terão assegurados o direito à isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos para provimento de cargo efetivo ou emprego permanente em órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta da União.

Registre-se que a nova regra não se aplica aos concursos públicos cujos editais tenham sido publicados anteriormente à sua vigência.

De acordo com a referida determinação serão isentos os candidatos que pertençam a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo. Também terão direito os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O edital do concurso deverá detalhar as condições para a obtenção do benefício. O cumprimento dos requisitos deverá ser comprovado pelo candidato no momento da inscrição, nos termos do edital.

Por fim, o candidato que apresentar informação falsa para usufruir a isenção poderá ter a inscrição cancelada e ser excluído do concurso, se a falsidade for constatada antes da homologação de seu resultado. Na hipótese de a infração ser descoberta depois da aprovação, o candidato poderá ter a nomeação anulada.

Fonte: Senado Federal.

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
  • Publicações2625
  • Seguidores377
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações703
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/doadores-de-medula-terao-assegurados-o-direito-a-isencao-do-pagamento-de-taxa-de-inscricao-em-concursos/633758732

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ficou muito subjetivo a definição de doador de medula. Entende-se como doador aquele que efetivamente realizou o procedimento de doação de medula óssea ou também se enquadra nessa categoria aquela que é inscrito no cadastro de doadores de medula? continuar lendo

o Iphan (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL) , esclareceu que para ter a isenção é necessário apresentar a carteirinha de doador.O Inca (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), só emite tal carteirinha se você, de fato, já doou .
Mas há pessoas reclamando já que, para o próprio Inca, a definição de doador é quem esta cadastrado e esperando por alguém compatível. continuar lendo