Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF começa julgamento sobre sacrifício de animais em religiões de matriz africana

STF começa julgamento sobre sacrifício de animais em religiões de matriz africana

Publicado por Diego Carvalho
há 6 anos

O Plenário do Supremo Tribunal Federal começou a julgar, nesta quinta-feira (9/8), a constitucionalidade dos rituais de sacrifício de animais em religiões afrobrasileiras. O julgamento foi suspenso após o ministro Alexandre de Moraes pedir vista.

O relator da ação, ministro Marco Aurélio, chamou atenção para a contradição do argumento que motivou a lei, editada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para proibir o sacrifício de animais. "É irracional proibir o sacrifício de animais quando diariamente a população consome carnes de animais. Além disso, é inadequado limitar a possibilidade de sacrifício de animais às religiões de matriz africana. A proteção ao exercício da liberdade religiosa deve ser linear", afirmou o ministro.

Marco Aurélio afirmou ainda que já existem regras gerais sobre o tema. “Não procede argumento de inconstitucionalidade formal da lei estadual por versar matéria penal. A lei previu exclusão de responsabilidade e norma não é penal. Não há fatos puníveis, nem penas previstas", explicou.

Após o pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, o ministro Luiz Edson Fachin, pediu para adiantar o voto e seguiu o entendimento do relator. “É um tema importante e é necessário prover uma proteção especial às culturas que foram sempre estigmatizadas", disse.

Atentado Racista

Em sustentação oral, o promotor de Justiça no estado do Rio Grande do Sul Alexandre Saltz, defendeu a tese que crime é praticar atos de maus tratos. "Não se pode impedir manifestação religiosa que seja aceita por parte da população brasileira. Se fosse assim, poderia criminalizar pessoas que consumem carne e produtos de origem animal”, sustentou.

O advogado Hédio Junior, da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, afirmou que a discussão da lei é um clássico caso de racismo. “Essa discussão é sobre as religiões africanas, onde prevalece a cor negra. É assim que coisa de preto é tratada no Brasil. Ou seja, a vida de preto não tem valor. Mas a galinha da religião de negro tem que ser radicalmente protegida."

Origem da Ação

O recurso foi interposto pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul contra decisão do Tribunal de Justiça estadual que validou a Lei gaúcha 12.131/2004, que permite o sacrifício de animais destinados à alimentação nos cultos das religiões africanas.

Para o MP gaúcho, ao acrescentar ao Código Estadual de Proteção de Animais a possibilidade de sacrifícios de animais, destinados à alimentação humana, dentro dos cultos religiosos africanos, o estado feriu a isonomia e se contrapôs ao caráter laico do país.

O órgão ainda afirmou que tal decisão deve ser tomada em âmbito federal, não estadual. Para o MP, por força do princípio da unidade do ilícito, um mesmo fato não pode ser considerado proibido e permitido ao mesmo tempo

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
  • Publicações2625
  • Seguidores377
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações309
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-comeca-julgamento-sobre-sacrificio-de-animais-em-religioes-de-matriz-africana/611030693

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Espero que a Lei PLC 27/2018 de autoria do Deputado Federal Ricardo Izar (PSD/SP)
Aprovada hoje 07/08/2019 no senado venha fazer justiça. Espero que a vida seja mais valiosa que questões culturais e religiosas e que abate por se tratar de alimento e cadeia alimentar seja feita de forma mais adequada. Caso estas questões forem ignoradas agora, então é vão toda luta por esse projeto. É preciso saber conviver com outras especies neste planeta. É necessario que o ser humano saiba que não é a criatura mais importante e valiosa na terra, afinal vemos o quanto paises ricos ignoram a fome e a miseria de paises pobres, se não ha de interesses, não tem finalidade pra eles investirem, portanto a vida humana não se valoriza por igual e portanto não tem como ser vista como espécie superior.
Sou contra uso de animais em rituais religiosos! continuar lendo

“Essa discussão é sobre as religiões africanas, onde prevalece a cor negra. É assim que coisa de preto é tratada no Brasil. Ou seja, a vida de preto não tem valor. Mas a galinha da religião de negro tem que ser radicalmente protegida."...Esse argumento é de fazer qualquer um rir muito...excesso de bobagens e desvio de objetivo. O que se aplica é o direito a vida, direito de se questionar sobre como estamos tratando os animais. Desde a forma de conduzir ao abate é preciso normais claras e fiscalização, assim também em vaquejadas que humilha e traz sofrimento ao animal...rodeios e zoológicos...tudo tem que ser revisto e o sacrifício religioso não foge. O sacrifício de um animal em culto religioso tem caráter de dor, pois corta o pescoço e faz a sangria, algo que gera sofrimento, se duvida faça em você mesmo pra ver!
Não se pode deixar de discutir o assunto, ninguém esta atacando a cultura negra ou coisa assim com essa discussão e sim discutindo sobre a vida.
Acho que para alcançar um consenso razoável é precioso discutir muito e ambas as partes tem que perder um pouco para que a vida de inocentes animais não sejam colocadas na ignorância total.
Na verdade os animais não ligam para nossas regras e leis e discussões intermináveis, pois só querem viver e viver respeitando o ciclo da vida e a cadeia alimentar e se assim entendermos podemos nos alimentar de carne como qualquer outra espécie carnívora ou optar por sermos vegetarianos como outras muitas espécies. continuar lendo